
O Sistema
O que é o Icarus?
É um sistema para conexão com o banco de dados pela Internet desenvolvido pela Pennacorp Sistemas. Tem o objetivo de criar e consultar pedidos de vendas on-line e fazer consultas a relatórios e produtos.
O Pedido de Venda pode ser feito pelo próprio cliente ou pelos seus usuários cadastrados, os quais podem ser um representante ou outro cliente.
O Sistema traz a portabilidade, ou seja, podendo ser utilizado em qualquer lugar e a qualquer hora, através de um Notebook, Tablet ou Smartphone.
Módulos Suportados
1. Host
- Hospedagem do banco de dados em nuvem Acesso via desktop, notebook, tablet e celular.
- Backup automático 3x por dia feito por robot.
2. Faturamento
- Cadastro, consulta e relatório de clientes.
- Relatório dos pagamentos do cliente e pendências financeiras.
- Robot de cobrança que envia emails para clientes inadimplentes.
- Cadastro, consulta e relatório de transportadoras e romaneio de entregas.
- Cadastro de famílias para agrupar produtos.
- Cadastro, consulta e relatórios de produtos com código de barras e foto.
- Gráfico da evolução das vendas do produto.
- Cadastro de empresas (Simples, Lucro Presumido ou Real).
- Cadastro e consulta de Notas Fiscais Eletrônica de Saída com envio direto a SEFAZ.
- Cálculo automático de impostos (ICMS, IPI, PIS, COFINS e Subst.Tributária).
- Divisão de vencimentos em parcelas com emissão de boletos bancários (Itaú, Santander, Bradesco, Brasil, Sicoob).
- Emissão de DANFE e envio de XML por email.
- Consulta de plano de contas para baixa de cobrança.
- Relatórios de Faturamento e Contas a Receber por empresa ou consolidado e com filtros por período, clientes, grupos, UF, etc.
- Tabela auxiliar para configuração do sistema.
3. Recebimento de Material
- Cadastro, consulta e relatório de fornecedores.
- Relacionamento de produtos a múltiplos fornecedores.
- Cadastro e relatório de plano de contas.
- Integração de XML de fornecedores no contas a pagar.
- Recebimento de material e títulos a pagar.
- Cadastro e consulta de Notas Fiscais Eletrônica de Entrada com envio direto a SEFAZ.
- Cálculo automático de impostos (ICMS, IPI, PIS, COFINS e Subst.Tributária).
- Consulta de plano de contas para baixa de pagamentos.
- Relatórios de Títulos a Pagar e Contas a Pagar por empresa ou consolidado e com filtros por período, fornecedores, grupos, uf, etc..
- Emissão de Notas Fiscais de Importação com envio direto a SEFAZ.
4. Financeiro
- Tela de consultas e baixas para Contas a Receber com filtros de empresas, clientes, documentos em aberto, boletos, etc..
- Tela de consultas e baixas para Contas a Pagar com filtros de empresas, fornecedores, documentos em aberto, boletos, etc..
- Geração arquivo magnético (EDI) para registro de boletos nos principais bancos (Itaú, Santander, Bradesco, Brasil, Sicoob) a partir da seleção do faturamento.
- Baixa automática de cobrança a partir do arquivo de retorno dos bancos.
- Relatório do movimento analitico dos bancos.
- Relatórios agrupados por conta contábil analitico ou sintético.
- Relatórios de fluxo de caixa.
5. Estoque
- Tela de movimento de estoque para correções por empresa e armazéns.
- Relatórios de movimentação de estoque (kardex).
- Relatório de controle de estoque por produto.
- Relatório de Quantidades e inventários diversos.
- Emissor de etiquetas de código de barras configurável para impressoras térmicas.
- Utilitário para recomposição de saldo de estoque e reservas.
- Utilitário de inclusão de movimento para produtos com saldo negativo.
- Tela de aplicação de produtos e registro de código original de peças com relacionamento a múltiplos produtos.
6. Cupom Fiscal (NCFe)
- Emissor de cupom fiscal eletrônico integrado com a SEFAZ.
7. Comissões
- Cadastro e relatório de representantes.
- Tabela de histórico de adiantamento a representantes.
- Cálculo de comissão por tabela, por desconto em item ou margem de lucro no pedido.
- Relatórios de comissões de representantes e atendentes, por emissão, vencimento ou pagamento com filtros por período, empresas, representantes ou atendentes, por grupo ou UF.
- Relatórios de entrada de vendas trimestral, anual, analitico e metas de representantes.
8. Vendas
- Cadastro de pedido de vendas.
- Tela de separação de estoque (expedição).
- Relatório de separação de estoque por localização de estoque (sem preços).
- Conferência com código de barras.
- Emissor de etiqueta de Volumes para caixas.
- Relatório de romaneio de empacotamento.
- Gerador de faturamento de um pedido para mais de uma empresa.
- Tela de pedido de venda direto para representantes e clientes, tipo carrinho de compras e produtos com foto.
- Acesso direto dos clientes e representantes as pendências financeiras.
- Gerador de novo pedido a partir de saldo de pedido.
- Tela para criação de campanhas e acompanhamento do telemarketing integrado com o pedido de venda.
- Tela de reajuste de preços com base na tabela do fornecedor.
- Utilitário de importação de XML de pedido de venda.
- Relatórios diversos para controle de pedidos de venda.
9. Compras
- Cadastro de pedido de compras.
- Relatório de pedido de compra com envio por email.
- Relatório de acompanhamento de compras pendentes.
- Cadastro de câmbio de moedas.
- Cálculo detalhado de todos os impostos e custos de importação.
- Previsão de desembolso de compras pendentes de notas de entrada.
- Gerador de ranking de vendas produtos por método de curva ABC.
- Programa de sugestão de compras por fornecedor e curva ABC, considerando estoque, análise de vendas, compras pendentes e prazos de entrega.
- Exibição de produtos similares a partir do código original.
- Gerador de pedidos de compra a partir da sugestão/necessidade.
10. Garantia
- Garantia de produtos integrada com Notas de devolução de material de clientes ou Nota Fiscal de Entrada própria.
- Classificação de material bom ou danificado ou improcedente para entrada no estoque.
- Análise das últimas vendas ao cliente para liberação do crédito ou troca.
- Registro e liberação de crédito para clientes.
- Uso do crédito em novos faturamentos para o cliente.
- Análise de material pendente de envio e enviado às fábricas/fornecedores.
- Gerador de nota fiscal de garantia a fábrica/fornecedor.
- Estorno de comissão de representantes e atendentes automática.
11. Gerencial
- Comparativo de Receitas x Despesas com gráfico que apresenta 15 meses.
- Comparativo de Faturamento entre empresas com gráfico (15 meses).
- Planejamento Fiscal do Faturamento e DAS para análise de impostos (automático para Anexo III e V).
- Comparativo do DAS entre empresas com gráfico (15 meses) e média ponderada de impostos.
12. Produção
- Cadastramento de recursos de produção (homem/máquina) com custo por hora.
- Estrutura de produtos para matéria-prima e semi-acabados com até 5 níveis.
- Estrutura com atividades/processos de produção.
- Opção de percentual de perda de matéria-prima.
- Cálculo do custo do produto a partir da estrutura mais atividades/processos.
- Relatórios de estrutura de produto e explosão de níveis.
- Relatório de resumo de estrutura com atividades/processos.
- Relatório de divergências de custos.
- Recalcula custos de produção a partir de alteração de custo de matéria-prima, componentes ou produtos semi-acabados.
- Programa Mestre de Produção para análise e geração de ordens de produção a partir da carteira de vendas ou média das últimas vendas.
- Análise das necessidades de matéria-prima e componentes para ordens de produção em aberto em função do estoque.
- Controle das ordens de produção e lotes produzidos.
- Impresso da ordem de produção com matéria-prima e componentes necessários.
- Controle de tempo de produção, operadores e peças rejeitadas.
- Baixas de matéria-prima e componentes a partir dos lotes produzidos ou produção em processo.
- Opção de baixa de produtos substitutos.
13. Ordem de Serviço
- Controla ordens de serviços em veículos de clientes.
- Registra solicitações do cliente, montador e atendente.
- Controla peças utilizadas e realiza reserva.
- Controla serviços realizados no veículo.
- Gera dois faturamentos simultaneamente, um de serviço e outro de produtos.
14. Recursos Avançados
Armazenamento na Nuvem
Backup e Segurança
Backups são extremamente importantes pois todos estamos sujeitos à perda de dados.
Com o banco de dados na nuvem, nosso robô executa 2 backups por dia em servidores diferentes e horários diferentes. Isso tudo administrado pela Pennacorp, sem custo adicional.
Além disso, no caso de ataque de hackers, ou falha de hardware, o backup pode ser recuperado em outra nuvem, evitando perda de tempo.
Não existe o risco de roubo de equipamentos, que a empresa esta sujeita, ou uso indevido de algum funcionário despreparado ou descontente.
eCommerce
Plataforma eCommerce Integrada
Nossa mais nova plataforma de eCommerce foi desenvolvida para estar 100% integrada ao Sistema Icarus, facilitando sua administração e manutenção. Os produtos cadastrados no Icarus já ficam disponíveis no site.
Quando o cliente confirma a compra, o cadastro dele é incluído diretamente no banco de dados, assim como o pedido. Não é necessário redigitar nenhuma informação.
Grande parte da Plataforma é personalizável, permitindo que ela seja flexível a ponto de adaptar-se a diferentes padrões. Sendo possível mudar cores, imagens e informações da empresa relacionada ao eCommerce.
Produtos
Como a plataforma está diretamente ligada aos produtos já cadastrados no sistema, não é preciso fazer cadastros desnecessários. Além de ser possível filtrar quais produtos que irão aparecer no site, e a forma que aparecerão, pode-se também:
- Cadastrar até 5 fotos para um produto;
- Inserir uma descrição personalizável;
- Escolher qual categoria o produto pertence;
- Filtrar os produtos que irão aparecer em destaque na pagina inicial;
- Alterar a margem de lucro dos produtos para o eCommerce;
- Controlar o estoque mínimo para venda.
Formas de Pagamento
Podem-se utilizar duas formas de pagamento. A primeira é o PagSeguro que aceita os mais variados cartões de crédito e está programado para fazer a baixa automática dos pagamentos. A segunda forma de pagamento é o Boleto Bancário.
Com essas duas formas de pagamento os clientes têm mais opções e maior segurança.
Clientes
Com a Central de Clientes que se encontra dentro da Plataforma, os clientes cadastrados podem alterar seus dados a qualquer momento, fazer o acompanhamento da compra e emitir a segunda via do Boleto Bancário.
Assim toda a administração do cadastro é feita pelo próprio cliente, deixando tudo automatizado, ficando melhor tanto para a empresa quanto para o cliente.
Empresas que usam eCommerce
A seguir alguns dos nossos clientes que implementaram eCommerce em suas empresas:
- D.Lamp
- Mundo Peças
Integração com MercadoLivre 
O MercadoLivre
O MercadoLivre é uma empresa de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam anunciar, comprar, vender, pagar e enviar produtos por meio da Internet.
Opera em 14 países e tem cerca de 1,6 mil funcionários. Possui aproximadamente 95 milhões de usuários.
Integração com o Icarus
Através da Integração entre Icarus e MercadoLivre é possível realizar diversas funções que não precisam ser redigitadas na interface do MercadoLivre. Por ecemplo:
- Anunciar um produto diretamente do Icarus no MercadoLivre;
- Finalizar um anúncio já existente no MercadoLivre pelo Icarus;
- Re-listar um anúncio já expirado;
- Inclusão de fotos e vídeos ao anunciar;
- A partir da venda no MercadoLivre, incluir automaticamente o cadastro do cliente;
- Montar o pedido de venda para separação e faturamento.
Frete e Envio de Mercadorias
Os cálculos de frete são feitos automaticamente de acordo com o padrão dos Correios, a partir do CEP escolhido pelo cliente. Os tipos de envio suportados são:
- PAC
- Sedex
- E-Sedex